A droga psicodélica ayahuasca pode ajudar a combater o suicídio?


Os cientistas estão começando a examinar se a bebida psicodélica conhecida como ayahuasca comprar  pode ajudar a reduzir o risco de suicídio. 
Mas o primeiro estudo a examinar o tema encontrou resultados inconclusivos. A pesquisa foi aceita para publicação na 
Frontiers in Pharmacology .

Ayahuasca, uma mistura psicodélica usada há séculos por tribos indígenas da Amazônia, contém a poderosa droga psicodélica dimetiltriptamina (DMT).

“O suicídio é uma das principais causas de morte, respondendo por quase 1 milhão de mortes a cada ano”, disse o autor do estudo Richard Zeifman, estudante de doutorado em Psicologia Clínica na Ryerson University.

“As intervenções atuais para a tendência suicida têm limitações importantes, o que significa que há necessidade de desenvolver e identificar novas intervenções para a tendência suicida. Dada essa necessidade, bem como pesquisas indicando que a ayahuasca se mostra promissora como uma intervenção para vários problemas de saúde mental assim como a psilocibina dos cogumelos mágicos (por exemplo, depressão), estávamos interessados ​​em explorar se os efeitos terapêuticos positivos da ayahuasca se estendiam à tendência suicida”.

Os pesquisadores conduziram uma análise secundária dos dados de um estudo randomizado controlado por placebo, publicado na Psychological Medicine em 2019. O estudo forneceu evidências preliminares de que a bebida psicodélica tinha efeitos antidepressivos rápidos.

“Quando administrado no contexto apropriado e com preparação adequada, a bebida psicoativa ayahuasca pode ser promissora como uma intervenção para a tendência suicida”, disse Zeifman ao PsyPost.

No estudo, 29 participantes com depressão resistente ao tratamento e sem histórico de transtornos psicóticos foram aleatoriamente designados para uma única sessão de tratamento, na qual receberam ayahuasca ou uma substância placebo para beber. Nenhum dos participantes tinha experiência anterior com psicodélicos.

Um psiquiatra treinado avaliou a tendência suicida antes da sessão de tratamento, bem como 1 dia, 2 dias e 7 dias depois.

→ Saiba tudo sobre dose heroica cogumelo 

Zeifman e seus colegas descobriram que a ayahuasca teve um efeito médio a grande na tendência suicida, mas esse efeito não foi estatisticamente significativo. Em outras palavras, é possível que a ayahuasca não leve à diminuição da tendência suicida.

No entanto, também é possível que a ayahuasca reduza a tendência suicida, mas o estudo não teve poder para alcançar significância estatística porque não havia participantes suficientes. Os tamanhos de efeito sugerem que o tópico merece uma consideração mais aprofundada, disseram os pesquisadores.

“Nosso estudo é caracterizado por uma série de limitações importantes, incluindo um pequeno tamanho de amostra, exclusão de indivíduos com tendências suicidas agudas e acompanhamento de curto prazo (ou seja, 7 dias após a administração). Em última análise, será importante para pesquisas futuras usar amostras maiores, bem como examinar a segurança e a eficácia da ayahuasca como uma intervenção para indivíduos com níveis agudos de ideação suicida”, disse Zeifman.

“Essas descobertas ajudam a ampliar pesquisas anteriores sobre os potenciais benefícios terapêuticos associados à ayahuasca. No entanto, nossas descobertas são preliminares e sugerem que há uma necessidade importante de pesquisas adicionais que explorem os potenciais benefícios terapêuticos associados à ayahuasca”.

O estudo, “ The Impact of Ayahuasca on Suicidality: Results from a Randomized Controlled Trial ”, foi escrito por Richard Zeifman, Fernanda Palhano-Fontes, Jaime Hallak, Emerson A. Nunes, João Paulo Maia-de-Oliveira e Draulio B. de Araújo.